domingo, 12 de agosto de 2012

Vik Muniz: no embalo do lixão


Aproveitando os holofotes do lixão glamouroso da minha novelinha favorita, apresento para quem ainda não conhece o premiado documentário chamado Lixo Extraordinário. Passado no aterro Metropolitano de Jardim Gramacho em Duque de Caxias - Rio de Janeiro, o verdadeiro lixão da vida real, se tornou o estúdio de Vik Muniz entre 2007 e 2009.

Vik Muniz, é brasileiro radicado em Nova Iorque, artista plástico, fotógrafo, e um dos nomes mais bem cotados atualmente. Merecido! Suas obras inspiradoras, emocionam e estão cada vez mais em ascensão.  Conhecido por utilizar materiais pouco convencionais,  já reinterpretou quadros famosos utilizando fios, arames, açúcar, sucata e até xarope de chocolate. Ele também foi o primeiro artista plástico brasileiro convidado a organizar uma exposição em um dos museus mais influentes do mundo, o MoMA. 

Açúcar

Lixo

Calda de Chocolate

auto retrato com brinquedos de plástico

E uma das obras mais recentes dele, foi para a conferência sobre o meio ambiente Rio + 20, onde reproduziu a Baía de Guanabara utilizando milhares de dejetos! Imagina? O lixo virou um luxo! 



E para prestigiar esse grande artista, fiz um "congela" a la Av. Brasil Rs!  E ai? Curtiram o Vik Muniz?




Au revoir!


6 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que gostou, toda semana tem mais:) se quiser saber alguma info me da dica que posto aqui rss bjka

      Excluir
  2. É muito legal ver que nada se perde, tudo se aproveita e ainda pode virar ARTE ! Boa idéia para muitos que querem um "ganha pão" reaproveitando o que é descartável. Belo Exemplo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Temos que valorizar mais os trabalhos sustentáveis! Com um pouco mais de criatividade e vontade, acho que tem muito ainda a se fazer :) bjokas

      Excluir
  3. Amei seu post! É importante divulgar o trabalho de artistas brasileiros que tem mais fama lá fora do que aqui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo mãe! A maioria só pega fama aqui depois de ter sido descobertos "lá fora"...bjkas

      Excluir