Quantas vezes na sua vida você já teve a oportunidade de experimentar algo considerado "o melhor do mundo"?
Um restaurante, um vinho, um hotel...enfim, para quase tudo na vida existe algo que é considerado o melhor. Está no sangue do ser humano classificar, é algo que nos ajuda a quantificar as experiências vividas.
Trazendo esse papo para o mundo cervejeiro, tive a oportunidade de experimentar a Westvleteren 12, considerada a melhor cerveja do mundo, com pontuação máxima nos principais sites de avaliação de cerveja, o Rate Beer e o Beer Advocate.
A Westvleteren 12 é produzida na abadia de St. Sixtus, na Bélgica, por cerca de 10 monges que produzem e vendem a cerveja para manter o funcionamento do local, sem fins lucrativos. Esse fato faz com que a Westvleteren 12 tenha produção super limitada e sem distribuição massificada (as compras só são feitas e retiradas na própria abadia!).
Aonde comprei a minha?
Não, não tive coragem de pagar os R$ 170 na long neck que é vendida nos lojas especialidas aqui no Brasil. Dei sorte de ter uma esposa fantástica, que disponibilizou uma manhã da sua viagem a Paris para dar um pulo na Bootlegger (http://bieres-bootlegger.nuxit.net/) loja especializada que encontrei numa busca pela internet, para me presentear!
Lá, além de encontrar a Westvleteren 12 ela ainda encontrou um kit com 4 garrafas e duas taças, que mais tarde fui descobrir ser uma edição especial, que foi vendida de forma mais abrangente e foi criada pelos monges para uma reforma específica na abadia. Houve uma corrida aos supermercados belgas (olhem esse link www.deredactie.be/cm/vrtnieuws.english/mediatheek_en/1.1146781) para comprar esse mito do mundo das cervejas.
O kit (foto abaixo) saiu por volta de 50 euros, o que valeu muito a pena!
Agora, neste momento vocês devem estar se perguntando, é boa mesmo???
Sim, muito boa! Com coloração escura e turva e espuma bege, possui um aroma que pode ser sentido a distância. Na boca possui uma complexidade imensa e um adocidado e teor álcoolico (10,2%) muito bem encaixados. A Westvleteren 12 deve ser experimentada pelo menos uma vez por aqueles que apreciam as cervejas especiais, porque realmente é diferenciada.
Mas e ai? É a melhor do mundo?
Espero que não! Com certeza é uma cerveja que está no meu Top 3, mas confesso que fiquei um pouco encucado! Será que não existe uma cerveja melhor do que essa? Esse é o limite?
Acredito que a dificuldade de compra, o alto preço da revenda e o modo de fabricação criam uma áurea especial e expectativa enorme em cima da Westvleteren 12 e posso afirmar que ele segura bem esta responsabilidade!
Mas ainda tenho muitas cervejas para provar e muitas experiencias para viver e duvido que um dia consiga classificar uma cerveja como a melhor...
E você, já experimentou a Westvleteren 12? Qual a sua opinião?
Cheers!
Cara. vc me deixou realmente com vontade de experimentar.
ResponderExcluire sobre ser a melhor. acho muito difícil ter uma cerveja que seja a melhor de todas.
Por exemplo. eu adoro as IPAs e outras lá da escola inglesa.
mas quando experimentar essa eu tw conto.
Eu particularmente prefiro a Caracu, uma cerveja forte, encorpada com aroma de malte torrado que lembra café. Uma delicia com amendoins e ovos.
ResponderExcluirVocê já provou?
Brincadeiras a parte, infelizmente não tive a oportunidade de prova-lá, mas tenho a certeza de que classificar uma cerveja como a melhor entre centenas de tipos diferente não é muito inteligente. Seria como compararmos um vinho tinto com um branco ou rose, não dá.
Certamente é a melhor, disparada, que eu já bebi. E vc sabe que eu não bebi poucas haha...
ResponderExcluirFoi a única até hoje que conseguiu me arrancar um "puta que pariu" a cada gole. Essa cerveja é absurdamente complexa, cara, a cada gole vc percebe um ingrediente diferente. Isso é algo de outro mundo...
Também espero que esse não seja o limite e que outras cervejas melhores surjam, mas hoje, realmente acho que essa cerveja é imbatível.
Gosto é muito particular e, certamente, essa cerveja não agradará a todos. E esse negócio de classificar coisas de estilos diferentes também é bem complicado, mas existe. Numa listagem como essa, de cervejas, as complexas sempre estarão no topo, que são as Quadrupel, Dark Strong Ale, as Imperial Stout, etc. É como se numa lista de futebol nós tivéssemos a certeza que os primeiros seriam atacantes e meia. Mesmo que um zagueiro (que seria uma Pilsen, uma IPA simples, etc) seja um craque, dificilmente vai desbancar os mais visíveis...